Do latim, laboratório é local de labor, local de trabalho. Somou-se a isso a noção de que é também um lugar seguro para experimentar o novo e compreender o que já está posto. Para nós, é onde misturamos nossos talentos, com os de nossos colegas e parceiros. No nosso laboratório, contribuímos para que nossos clientes enxerguem com precisão microscópica suas questões e seus potenciais individuais e coletivos e com isso criem conosco e experimentem as soluções que precisam.
Escuta é o principal elemento químico que utilizamos. Ela é a capacidade de interpretar aquilo que é ouvido e percebido. Uma escuta aguçada é essencial para que pessoas se comuniquem e se compreendam, se conheçam, se relacionem e CONVIVAM de forma mais autêntica e saudável. Pra gente a expressão “rolou uma química” não é uma metáfora. Os relacionamentos e formas de atuar coletivamente se transformam mesmo por meio da Escuta e da Empatia.
Temos princípios que nos norteiam e um jeito de pensar e fazer Educação. Mas não temos um método fechado. Levamos aos grupos a nossa bagagem, e em parceria com estes, é que encontramos os melhores instrumentos, métodos e modelos que servirão a cada processo. Não acreditamos em coisas do tipo “faça como eu” ou “os sete passos para o sucesso”.
Os processos de aprendizagem da LEC são DIVER*:
* DIVER, é um principio da pedagogia da Cooperação.
→ Optar
O Educador é parceiro do caminho. Mas o caminho pertence aos aprendizes. São deles as opções de estrada e de destinos. Cabe ao mestre (sempre também aprendiz), ajudá-los a crescer e a superar os desafios do caminho escolhido. Somos um Laboratório, uma Escola de Escolhas.
→ Prazer
Aprender deve ser algo instigante, desafiador, divertido e prazeroso. O prazer é o combustível da vontade. E a Vontade é o que nos torna protagonistas.
→ Troca
Aprendemos nos encontros. Em qualquer lugar e a todo instante. Somos mestres e aprendizes uns dos outros. O educador não esta acima, nem abaixo, nem ao lado. Ele está misturado, inserido na experiência. Estamos falando de parceria. Parceria que nos faz sentir pertencentes.
→ Afeto
É o Afeto que vai criar o campo necessário para a aprendizagem. Afeto pelo que se faz, pelo que se pesquisa. Afeto entre os membros do grupo. Afeto que cria vinculo, vinculo que gera confiança.
→ Rigor
Consideramos que disciplina é imposta de fora pra dentro e que rigor é um movimento autônomo, que vem de dentro pra fora. É o compromisso interno de agir de acordo com seus princípios e valores.
Eu fiz muita coisa na vida… estudei bateria, me formei em publicidade, escrevi livros infantis e percebi que tudo isso foi uma capacitação para eu me tornar palhaço. E com esse olhar tão especial e único do Palhaço me tornei educador pós graduado em pedagogia da cooperação, facilitador de encontros, palestrante e consultor corporativo. O meu trabalho é estar o tempo inteiro improvisando e me conectando com a verdade daquele instante, tirando as pessoas do automático. E como eu faço isso? Brincando, porque acredito que a brincadeira surpreende e abre uma fresta na rotina das pessoas e através dessa fresta elas possam se reconectar…
Quando escolhi me formar em Psicologia, optei por este caminho por entender que seria um curso para a vida e não somente para atuar profissionalmente. Sempre fui apaixonada por lidar com pessoas e ao conhecer esta área, percebi que havia muita conexão com os meus Valores e Princípios Pessoais. A atuação com pessoas me possibilita apoiá-las na busca pela sua essência em uma época em que, muitas vezes, isso é deixado de lado.
Acredito que grande parte dos males que vivemos hoje parte da dificuldade em lidar com a tensão natural entre os interesses meus, seus, nossos, deles. A forma que encontrei para lidar com isso é tendo boas conversas: aquelas em que se é possível colocar e legitimar as diversas verdades; aquelas em que se entra de um jeito e sai de outro, com novas possibilidades de ação. A nossa grande oferta como LEC é o rememorar que conviver pode ser leve, sem perder profundidade.